quarta-feira, 11 de junho de 2008

A VIDA DOS RÉPTEIS.

habitat e distribuição.

Os répteis são criaturas que se adaptam facilmente e têm evoluído para ocupar uma variedade de hábitats. Eles são encontrados em todos os continentes, exceto na Antártica. A maioria dos países tem pelo menos uma espécie de réptil terrestre. Os répteis estão em qualquer lugar, dos desertos secos e quentes às úmidas florestas tropicais. Eles são especialmente comuns em regiões tropicais e subtropicais da África, Ásia, Austrália e Américas, onde temperaturas mais altas e a caça diversa lhes permitem desenvolver-se.
Os répteis ocupam uma grande variedade de hábitats. A iguana marinha das Ilhas Galápagos, por exemplo, se alimenta embaixo da água.

Muitas espécies de cobras e lagartos residem nas árvores, enquanto outras preferem viver nas florestas, pântanos ou em terra aberta. Algumas espécies, como as tartarugas e as cobras marinhas, passam quase toda a vida no oceano. Espécies de lagartos marinhos, como a iguana marinha das ilhas de Galápagos, podem ficar a maior parte do tempo em terra, mas se alimentam embaixo d’água. Somente alguns paises (ilhas principalmente) não possuem répteis. Alguns lugares têm poucos tipos de espécies – a Nova Zelândia não tem cobras nativas, por exemplo, embora possua vários tipos de espécies de lagartos e seja o único hábitat da rara tuatara.

Como eles dependem do calor do meio ambiente, a distribuição da maioria dos répteis encontra-se limitada pela temperatura, por isso são menos comuns quando nos aproximamos dos pólos. Mesmo assim, graças à capacidade de hibernação, muitas espécies de répteis sobrevivem em áreas de invernos rigorosos ou em períodos de frio prolongado.

Nenhum comentário: