sexta-feira, 2 de maio de 2008

Origem dos Jumentos.

O jumento é um animal muito conhecido e utilizado em todo o Brasil. Tradicionalmente utilizado para o transporte de carga e para tração, é um animal que se adapta muito bem à montaria, sendo, muitas vezes, mais indicado que os cavalos para certos trajetos.

É um animal bastante rústico e resistente. Quando há o cruzamento com uma égua ou o cruzamento de uma jumenta com um cavalo, obtemos como resultado os muares.

No Brasil, as principais raças encontradas são:

- Jumento Nordestino - chamado de jegue, é utilizado desde o sul da Bahia até o Maranhão, sendo encontrado, também na região Centro-Oeste. É um animal pouco musculoso, se comparado à outras raças, mas é muito resistente e utilizado para montaria e para o transporte de carga. Sua altura pode variar de 90cm até 1,10m.

- Jumento Pega - Raça tradicional do sul do Estado de Minas Gerais, alcança até 1,30m de altura, é bastante rústico e, além de ser utilizado para carga e montaria, também é muito usado na tração. Pode apresentar pelagem cinza, ruça (branco-sujo) ou avermelhada.

- Jumento Paulista - Esta raça que, como o nome já o diz, é de origem do Estado de São Paulo. As pelagens mais comuns são a avermelhada, tordilha e baia. Há uma semelhança com o Pega, no que diz respeito à sua aptidão para o trabalho, sendo utilizado tanto para montaria, carga ou tração. Além disso, se assemelha ao Pega, também, no porte físico sendo que além da altura semelhante, ambos apresentam lombo curto e musculoso.


ORIGEM DOS JUMENTOS: Os jumentos estão entre os primeiros animais domesticados pelo homem, originalmente os jumentos eram animais do deserto e viviam em estado selvagem. Ainda hoje podemos encontrar jumentos selvagens na Índia, Irã, Nepal, Mongólia e na África.

CURIOSIDADES: Por ser um animal do deserto o jumento teve que se adaptar a tal situação, entre elas esta a capacidade de se manter com uma alimentação grosseira e escassa, situação que um cavalo dificilmente suportaria. As orelhas são desproporcionamente grandes, isto se deve ao fato que no deserto, por falta de alimentação adequada, os jumentos tinham que viver longe um dos outros, as orelhas grandes servem para ouvir sons distantes e assim localizar seus companheiros. O relincho do jumento pode ser ouvido até 3 ou 4 km de distância, esta é outra maneira que a natureza adaptou o jumento, desta forma eles podem se localizar em uma área bem maior. Os jumentos têm uma errada reputação de desobediência e teimosia, o fato é que os jumentos são animais muito inteligentes e têm um senso de sobrevivência bastante apurado. É preciso ser mais inteligente que os jumentos para saber como lidar com eles.
A primeira coisa a saber, é que os jumentos têm caracteristicas físicas diferentes dos cavalos, os jumentos não são tão rápidos nem tão potentes quanto os cavalos, por outro lado, os jumentos são bem mais resistentes e pacientes que os cavalos. Os jumentos se adaptam bem ao serviço longo e rotineiro. Os jumentos foram e ainda são usados em todo mundo como meio de transporte de cargas, a idéia que os jumentos são desobedientes se deve ao fato que os jumentos têm alto senso de perigo, tentar fazer com que os jumentos tenham uma obediência "cega" ao comando, é perda de tempo. Não tente fazer o jumento pular obstáculos (como os cavalos), pois os jumentos entendem isto como uma situação de perigo e não farão bem. A reputação de teimosa dos jumentos, decididamente acontece por falta de conhecimento do comportamento destes animais, é como um mecânico que não sabe consertar um carro e põe a culpa nas ferramentas.

Um jumento vive em média 25 anos, há casos raros de 40 anos. Se você cria caprinos ou ovinos, os jumentos são excelentes guardas de rebanho contra ataques de cães, mas tenha cuidado, pois, o jumento só guardará o rebanho se estiver só. Não ponha dois jumentos juntos guardando o rebanho, porque um jumento fará companhia ao outro e esquecerá do rebanho. Os jumentos têm uma grande variedade de cores, a mais comum é o marrom claro, outras cores podem ser marrom escuro, prêto, as vezes ocorre o bicolor (pampa) e muito raramente aparece em tres cores. Há um tipo de jumento que tem cor marrom escuro e as quatro patas brancas. Outro fato interessante sobre jumentos é a variedade de tamanhos, há jumentos de tamanho miniatura (90cm) e há os que chegam ate 1 metro e meio de altura. Os jumentos americanos da
raça mamuth são os maiores jumentos do mundo. O tamanho miniatura é muito usado em parques de diversões, pois, o temperamento suave deste animal se dá muito bem com as crianças.

6 comentários:

Marcenaria e Designer de móveis e Interiores disse...

Como é o nome de muitos jumentos juntos ? ????????

Unknown disse...

Sim eu queria saber da paternidade do jumento quem sao seus pais , e no caso da jumenta gostaria de saber se exiate jumenta e se ela reproduz ???? Obrigado

Unknown disse...

O jumento er um animal sagrado carregou Jesus Cristo quando era pequeno pode ver que todo jumento tem uma cruz nos piaço

Unknown disse...

O jumento nasceu de qual animal ??????de onde ele nasceu?????

Unknown disse...

Olá, até que idade a jumenta ainda da cria?

Unknown disse...

Juntamentos. Kkkkk