segunda-feira, 28 de abril de 2008

O TUBARÃO.






Todos os tubarões são peixes de esqueleto cartilaginoso, o mesmo material que temos nas orelhas e na ponta do nariz! Sua pele é coberta por minúsculos dentes afiados chamados de dentículos.

São carnívoros e se alimentam de peixes, crustáceos e até mesmo de outros tubarões. Mas cuidado na praia, quem nunca ouviu falar de ataque tubarões! Não é nada comum, mas atenção as praias onde os tubarões gostam de aparecer. Fique ligado, principalmente os surfistas que ficam boiando em suas pranchas! Já que os tubarões vivem em ambientes que vão das águas costeiras até o alto mar, ocupando toda a coluna d'água, desde o fundo até a superfície.

Segue algumas curiosidades sobre os tubarões:

Existem mais de 300 espécies de tubarão em todo o mundo.

São uma das criaturas mais antigas do planeta terra. Surgiram há mais de 400 milhões de anos. Já imaginou?!

Tubarão Baleia vive nas águas do pacífico e é considerado o gigante do mar. Possui aproximadamente 15 metros e pode chegar a pesar até 15 toneladas.

Os tubarões tem ouvidos super desenvolvidos podem escutar até uma distancia de 1.500 metros.

Possuem dentes afiados com 8 centímetros de comprimento! Seus dentes estão sempre sendo substituídos estima-se que 3.000 dentes são perdidos a cada ano! Em apenas 24 os dentes podem ser substituídos.
Tubarão martelo como o nome diz, tem um focinho semelhante a cabeça de um martelo.

O tubarão zebra, é daqueles que topa tudo e não vê o que come. Ou melhor, como tudo o que vê pela frente. O tubarão bentônico vive em águas profundas e por isto possui olhos bem grandes!

Nenhum comentário: